quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Seu tom de pele e seu cabelo !



Recentemente estive postando assuntos relacionados a tendências e moda para os dias atuais e para as próximas estações. Agora quero falar sobre algo mais prático para te ajudar no seu dia-a-dia.E quando você começar a formular uma idéia de como usar um penteado, um corte ou a cor de seu cabelo, saiba faze-lo de maneira coerente.Eu particularmente acredito na livre expressão para tudo relacionado a moda, ou seja, tudo que você quer transmitir as pessoas através de seu visual é interessante, desde que as idéias estejam em sintonia.



 Por exemplo: Se quiser um visual transgressor e idealista, para se mostrar uma pessoa politizada e revolucionária, não pode ter um corte de cabelo arrumadinho e com gel. Se preferir transmitir seriedade, bons costumes e  acha importante manter as tradições e os valores familiares, não pode ter um corte moderninho e despojado. Novamente quero pontuar que essas são "minhas opiniões", cada um veja os fatos como bem entender e lhe achar conveniente. Não quero impor regras a ninguém.


Hoje quero falar sobre os tons de pele e as cores de cabelo que melhor se encaixam. Há um consenso geral de que as cores quentes ficam melhor se estiverem em contraste com as cores frias. Isso quer dizer que se você tem o tom de pele quente, prefira o cabelo em tons frios e vice-versa.




Porém eu tenho visto muito alguns erros de interpretação, quando dizemos para que seja aplicado esse tipo de contraste deve ser observado o cuidado no exagero. As pessoas de pele muito quente não devem usar um loiro claro acinzentado como coloração. Corre o risco de parecer uma prótese capilar. ( nome mais bonito para peruca ). E a reciproca é verdadeira. O contrário também deve ser evitado, ou seja, se você tem o tom de pele muito claro, não deve usar uma cor muito quente, sob o mesmo risco de parecer usar a tal da prótese capilar.



 Então a pergunta é:  O que fazer ? 

Para ter um efeito natural sem deixar o benefício do contraste de lado, o ideal é usar as famosas luzes. As mulheres de tom de pele quente podem usar uma tintura que não fuja de seu tom natural, apenas matizando o vermelho ou laranja e por cima da tintura fazer as luzes de cor fria. Esse procedimento valoriza os traços do rosto, define o corte, traz textura e profundida para a raiz e mantém a naturalidade do visual.


As mulheres de pele com tom frio devem acentuar a cor natural deixando-a mais quente e por cima fazer os reflexos quentes. Os benefícios são os mesmos: os traços do rosto são valorizados, define o corte, traz textura e profundidade a raiz e mantém a naturalidade.



Agora vamos esclarecer o que é um tom de pele quente e o que é um tom de pele frio.
De modo geral, quanto mais claro, mais frio é o tom  de pele. E quanto mais escuro, mais quente é o tom de pele.



Tom de pele quente

Tom de pele quente

Tom de pele frio
Tom de pele frio







E vamos separar os tons de cabelo frio e os tons de cabelo quente.

Os tons quentes são: Acobreados, chocolates, vermelhos, acajus, dourados. O marrom também entra nessa lista, porém ele tem versões quentes e frias.


Os tons frios são: Acinzentados, Irisados, Louros Beges, amadeirados e platinados. E o marrom que também tem sua versão de nuance fria.

Tentei explicar da maneira mais simples e de fácil entendimento a todos, sem me aprofundar muito. Contudo, ao surgir qualquer dúvida, não exite em me mandar um email. Terei o maior prazer em tentar esclarecer o que eu puder.  cristhofergloe@hotmail.com .

18 comentários:

  1. para peles negras ?tem que raspar a cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pele negra é um tom de pele quente, portanto, você não precisa raspar a cabeça, é só ler algumas dicas neste post que falam sobre isso.

      Excluir
  2. Boa noite Cristhofer, tenho uma dúvida e gostaria de ajuda, pois já encontrei várias dicas sobre colorimetria na internet, mas nenhuma vinda de um profissional. Tenho a pele quente, clara mas dourada, fico com um bronzeado dourado no sol. Tenho 18 anos e olhos verdes, e minhas sobrancelhas são claras. Meu cabelo atualmente está no tom 6.0, mas natural é 5.0. Eu queria muito ficar ruiva, e pensei em pintar em um tom de 6.4 ou 5.4, todo mundo diz que eu ficaria bem ruiva, mas tenho medo por conta do tom quente da minha pele. Os reflexos acobreados com uma base escura em 5.0 pode ficar bom em mim? Ou talvez em vermelho ficaria melhor? Aguardo sua resposta e sugestões, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dê, Se o seu cabelo está em uma altura 6/0 o ideal seria você usar o 6/4 e que fizesse mechas em uma cor entre o 7/4 e 8/40.Os reflexos acobreados em uma base 5/0 não ficaria bom.A distribuição e quantidade das mechas é fundamental.Mas para eu te dar uma sugestão mais precisa,seria bom se me mandasse uma foto para eu ver seu tom de pele e cabelo. bjo

      Excluir
  3. olá...:) gostaria que me esclarecesse uma dúvida ,então as cores das veias n contam ,pois li um artigo que o meu tom de pele conforme a cor da veia era frio mas agora lendo o seu identifiquei em min o tom de pele quente.Qual eu devo levaar em conta o das veias ou o da prórpia pele ?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem ? Para saber o tom de pele que você tem as veias não são levadas em consideração. O que conta é a cor da pele mesmo.Mande uma foto e eu te falo qual é seu tom de pele.bjo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Cristhofer,

    Eu sou morena e tenho tom de pele frio e rosto oval,eu gostaria de pintar o cabelo de vermelho de forma degradê em dois tons de vermelho e usar a parte mais clara abaixo da altura do maxilar para favorecer o formato do rosto,que tom de vermelho devo usar em cada parte? fiquei na dúvida porque geralmente leio que tons frios de rosto deveriam usar cabelos idem.

    ResponderExcluir
  6. olá Emmanuelle, a sugestão é que se use a cor do cabelo no tom inverso ao seu tom de pele, mas isso não é uma regra.Para a cor do seu cabelo faça um reflexo e depois aplique 6,3 + 7,4, uso sempre essa cor e fica muito bom. A parte onde foi feito o reflexo vai ficar o mesmo tom de vermelho acobreado um pouco mais claro.Bjos e obrigado pela audiência no blog.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Cristhofer, tenho 38 anos e tenho aparência jovial, meu cabelo naturalmente é castanho escuro, pele morena clara e olhos escuros, você também acha que os cabelos escuros envelhecessem? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  8. Olá Adriana, os cabelos escuros não envelhecem, eles tendem a deixar o visual mais pesado.Se a cor escura te incomoda, você pode suavizar com algumas luzes apenas para iluminar seu rosto e tirar esse peso do cabelo escuro.Mas o cabelo escuro não envelhece. bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá, será q eu poderia te enviar uma foto pra vc me ajudar a escolher um tom de cabelo ideal pra mim. Acho q minha pele é quente, já usei cabelo vermelho e agora estou com o cabelo na cor natural na raiz e mais claro nas pontas. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniele, pode me enviar uma foto e eu vejo pra você o seu tom de pele e uma sugestão de cor para seu cabelo. bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou em duvida em relação ao meu tom de pele e que cor pintar, já procurei ajuda de vários profissional porém acabaram me complicando mais ainda. Você poderia me ajudar a sair desse dilema? Quero dar luzes com uma cor parecida com a do meu cabelo e que não seja mto chamativo.
    Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande uma foto para o meu email cristhofergloe@hotmail.com e eu te ajudo com algumas dicas. bjos

      Excluir
  12. Olá, tenho 42 anos, pele fria, levemente amarelada, adoro os tons dourados no cabelo, o cinza me envelhece, como faço para ter um dourado sem ficar amarelo ou laranja. Meu tom natura fica entre 5 ou 6.
    Grata!!

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem ? Para esse tipo de cor que você me descreveu, eu gosto de usar uma cor que fica muito bem. O /31 é uma cor que vai manter um dourado levemente frio e não fica nada de acinzentado.bjo

    ResponderExcluir
  14. Olá, Cristhofer,
    Eu tenho muita dificuldade em identificar o meu tom de pele, e isso me traz alguns problemas, porque adoro maquiagem e mudar a cor dos meus cabelos, mas nem sempre acerto nos tons e acabo perdendo tempo e dinheiro tentando achar o tom de tinta, base e pós ideiais. Atualmente estou com o cabelo escuro mas estou me sentindo muito pálida e gostaria de mudar o tom do meu cabelo. Você poderia me ajudar a identificar o tom da minha pele caso eu enviasse uma foto minha para o seu e-mail?
    Desde já agradeço pela sua ajuda e atenção,
    Abraço,
    Ane

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde tudo bem?tenho 38 anos e tenho aparência jovial gostaria de saber qual o tom de tintura e corte que você me indica?abraço Eliane

    ResponderExcluir