quinta-feira, 19 de maio de 2011

A evolução dos penteados

Em todas as épocas, a história influenciou o comportamento das pessoas e mudou não somente a forma delas pensarem e agirem como também a maneira delas se exporem ao mundo, por meio de suas roupas e cabelos.

Anos 40 - Ondas

                                                                          Rita Hayworth

A moda sobrevive ao período de guerra e reflete a situação econômica e política vigente.A ondulação é um símbolo do romantismo muito apreciado naquela época.A feminilidade é traduzida através de ondas largas e minuciosamente controladas.


Anos 50 - Reflexos

                                                                        Marilyn Monroe
                                                                     
Ainda que defasada, a indústria cosmética apresentou uma significativa melhora e os produtos começaram a fazer parte do dia-a-dia das mulheres e elas passaram a se cuidar mais.Há uma forte valorização a beleza e sensualidade. Então surgem as tinturas capilares e com elas os reflexos começam a ganhar forma.



Anos 60 - Grandes criações

                                                                           
                                                                     










                                                                                                                                                             
                                                                                                               

                                                                                                                                                                                                                                           
Essa época foi muito marcada por grandes criações e descobertas, em apenas uma década vimos o nascimento das escovas lisas, valorização dos cortes, muito volume com os famosos chignons, acessórios para cabelos são inovados numa versão mais exagerada, a franja curta passa a ser usada, o coque banana ganha suas inúmeras versões e também surge o Black Power valorizando os cabelos crespos . Foi uma geração extremamente inquieta e criativa .







Anos 70 - Hippie , Punk e Rastafari 



Os grupos se reconheciam pelos cabelos, surge uma nova forma de se expressar através do visual .A era paz e amor dos Hippies se mistura a rebeldia dos Punks.Os Rastafaris elaboram uma forma de controle aos crespos com as tranças enraizadas.
Os cabelos longos , sem compromisso e geralmente divididos ao meio e enfeitados com faixas e flores faziam um grande contraste ao moicano de cores fortes e ousadas .









Anos 80 - Permanente




A televisão e o cinema são decisivos na cultura e comportamento da maioria das mulheres, influenciadas pelas atrizes, a permanente que já existia a muitos anos voltou com força total .Os cabelos lisos e sem volume perderam espaço para  os cortes em camadas e curtas ondulações proporcionando sempre muito volume.
Ao mesmo tempo Lady Di  com seu corte de cabelo copiado por milhares de mulheres no mundo inteiro, marcou uma época . O cabelo claro e curto  com uma franja longa e pesada jogada  para trás fez muito sucesso.




Um comentário: