quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O surgimento da tendência !



A tendência como discorre Dario Caldas(2005,p23), deriva do latim tendentia, particípio presente e nome plural substantivado do verbo tendere, cujos significados são tender para, inclinar-se para ou ser atraído por. As tendências são influenciadas pelos aspectos políticos, históricos,sociais e econômicos.





 A variação é grande por depender de muitos fatores e interpretações, ainda assim as evidências são apresentadas e a indústria caminha na mesma direção visando lucro e tendo participação direta em todo consumo, ou seja, boa parte da moda é ditada pelas grandes marcas e suas criações. E então nasce a nova tendência.As vezes imposta, outras não. Não pense nos motivos como banais, estudos são feitos e vários profissionais identificam o mercado futuro.






Vale lembrar que a natureza tem papel importante, analistas e pesquisadores dos birôs de estilos vêem quais cores e materiais estarão disponíveis na natureza e no mercado em geral, com uma antecedência que chega a 2 anos para fios e cores, 1 ano e meio para tecidos e um ano para as formas. A moda é um processo de transformação incessante e em constante movimento, muitas vezes quando identificamos uma tendência, ela já passou.






 Assim como um espectador de Fórmula 1, vemos os carros passarem em alta velocidade. Usualmente, podemos afirmar que a tendência é um fenômeno de polarização pelo qual um mesmo objeto, no sentido mais amplo da palavra, seduz simultaneamente um grande número de pessoas.
Procurei expor de forma resumida, breve e de fácil leitura.Para maiores informações recomendo o livro de Dario Caldas descrito abaixo.


Referência Bibliográfica

Dario Caldas- Observatório de Sinais
Teoria e prática da pesquisa de tendências

Camila Carmona Dias - As influências das tendências de moda
The Influences of Fashion Trends
Universidade Estadual de Londrina

Sandra Regina Rech
Renata Zandomenico
Tendências de moda e sua difusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário