terça-feira, 15 de maio de 2012

O que não fazer com seus cabelos !

Sempre vejo muitas matérias sobre beleza e em sua grande maioria elas falam sobre dicas do que se deve fazer para melhorar o aspecto, a qualidade e o brilho dos cabelos. Por isso resolvi fazer uma pequena lista de "O que não se deve fazer com seus cabelos", sei que vocês que acessam o meu blog são mulheres modernas, antenadas e bem informadas, então provavelmente algumas dicas já são de seu conhecimento, porém, nunca é demais relembrar e também evidenciar os reais motivos da prevenção. Também estou aberto a qualquer crítica ou informação adicional, sintam-se a vontade para deixar os comentários.






Nunca durma com os cabelos molhados 


Porquê não fazer ? Os motivos para não fazer isso podem parecer óbvios, mas ainda há muitas mulheres que o fazem, ou por preguiça ou por falta de informação.A formação de bactérias e fungos é certa quando existe a umidade presente por mais de 24 horas. Existe também um problema com o atrito que o cabelo molhado faz com o travesseiro, em alguns casos esse atrito causa a queda.


Prevenção: O ideal é que se você por qualquer motivo tem que lavar o cabelo a noite, use o secador para secar totalmente pelo menos a raiz dos fios.


Nunca passe condicionador na raiz 


Porquê não fazer ? A raiz do cabelo não pode ser condicionada sob o risco de ter um cabelo bem mais oleoso.O excesso de oleosidade na raiz pode causar várias doenças no couro cabeludo.


Prevenção: A solução é bem simples, não importa o tipo de cabelo que você tenha e nem o tipo  de condicionador que você usa, distribua o condicionador somente no comprimento e pontas.




Não abuse da chapinha 


Porquê não fazer ? O calor da chapinha certamente danifica o fio ao longo do tempo, deixando o cabelo opaco, sem brilho e ressecado. Mesmo que você use produtos que protegem o fio do calor, o mais indicado é não usar com frequência.


Prevenção: Consideramos que o excesso é prejudicial, porém se você é o tipo de mulher que cuida bem do cabelo e usa produtos profissionais e específicos diariamente, é possível o uso de chapinha uma vez por semana sem que o cabelo fique sensível demais.




Nunca use um shampoo recomendado pela sua amiga 


Porquê não fazer ? O mais provável é que o shampoo que sua amiga indicou não sirva para o seu cabelo, e não importa se a marca do shampoo é profissional ou se custou caro, o mais importante é que seja um shampoo específico para seus cabelos e que atenda as suas necessidades. Os tipos de texturas, ondulações, densidade, espessura entre outros, são analisadas por um profissional e ele indica o produto mais adequado.


Prevenção: O melhor a fazer consultar o seu profissional cabeleireiro, só ele está apto a interpretar suas necessidades e indicar o produto correto. A maioria dos profissionais constantemente fazem cursos de produtos de várias marcas e estão sempre atualizados sobre novos produtos.




Não use água quente nos cabelos 


Porquê não fazer ? O calor da água também é muito prejudicial ao couro cabeludo e ao fio do cabelo. A longo prazo seu cabelo vai ficar sem vida e com o couro cabeludo extremamente sensível e alvo de muitas doenças.


Prevenção: O ideal é que você use água morna ou fria, mas sabemos que especialmente no inverno isso é muito difícil. Minha sugestão é que você use uma touca na hora do banho, e somente depois use uma água mais fria e lave só o cabelo tirando o corpo debaixo da água. É trabalhoso mas seus cabelos agradecem.




Não prenda com acessórios de muita pressão 


Porquê não fazer? A pressão que os acessórios fazem quando você prende o cabelo, arranca os fios e se a pressão continua ele vai arrancando os outros fios até ficar uma grossa camada de fios bem curtos e frágeis. Além disso alguns acessórios conhecidos como "bico de pato" quebram os fios no meio.


Prevenção: Prefira um prendedor de cabelos bem macio e que não faça muita pressão, sinta o cabelo mais solto no couro cabeludo e você terá a certeza de não estar prejudicando-os. Mas o melhor mesmo é deixar os cabelos sem presilhas, prendedores ou elásticos.




Não fique mais de 2 dias sem lavar 


Porquê não fazer? O cabelo precisa de higiene assim como qualquer outra parte do corpo,isso evita que os cabelos fiquem oleosos e mal tratados, um cuidado especial com o couro cabeludo é indispensável. Como já disse, a oleosidade no couro traz inúmeras doenças.


Prevenção: Use dois tipos de shampoo, um adstringente e um hidratante. Lave um dia sim e outro não. Assim você garante um couro cabeludo saudável e fios hidratados na medida certa.



7 comentários:

  1. gostei muito.. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ótima essa dica de lavar os cabelos com agua mais fria sem molhar o corpo todo tenho os cabelos finos e com agua quente eles ficam ainda mais ralinhos com agua quente.

    ResponderExcluir
  3. a postagem é boa, mas muitas das dicas não sao indicadas para tipos diferentes de cabelo, como usar o shampoo adstringente sempre, se seu cabelo por seco, pode piorar bastante a situação.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem ? Você tem razão, para quem tem o cabelo seco não deve usar só um shampoo adstrigente, porém na postagem eu coloco que o ideal é intercalar o adstrigente com um shampoo hidratante. Essa opção tem agradado muitas das minhas clientes.De qualquer forma é muito bom trocar experiências e todas opiniões são muito bem vindas.Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Cristhofer, qual o shampoo que você recomenda para quem frequentemente tem caspa? Uso o Kerium,mas não sinto tanta diferença...

    ResponderExcluir
  6. O shampoo Kerium favorece a eliminação da caspa do couro cabeludo oleoso, de forma precisa e visível, graças a ação microesfoliante do LHA, restaura o equilíbrio fisiológico do couro cabeludo graças ao complexo purificador, contra o reaparecimento da caspa. Desde a primeira utilização, a eficácia anticaspa é visível, o cabelo fica suave e brilhante. Em utilização regular, o couro cabeludo reencontra o seu equilíbrio fisiológico e se mantem livre da caspa de forma duradoura.Contém LHA, complexo antioleosidade, e complexo anti-ressecamento e purificador com glicerina e ácido amidado.Então minha recomendação é que você continue a usar, talvez o uso prolongado surta mais efeito.De qualquer forma vou indicar uma outra opção.O Bain Gomage Kerastase serve tanto para caspa seca como para a caspa oleosa e também é muito bom. Uma visita ao dermatologista pode ser interessante se esse problema for antigo e constante.

    ResponderExcluir